Páginas

Seguidores

Radio SAMBA SP ONLINE

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

MARQUINHO DIKUÃ




Nascido em São Paulo, no bairro de Capão Redondo, em 26 de outubro de 1977, desde pequeno seu envolvimento com a música foi inevitável. Contra a vontade de sua mãe, Marquinho freqüentava os bailinhos próximos à sua casa e se encantava com as muitas bandas que havia em seu bairro.

Por volta dos 10 anos, criou os primeiros esboços de composições. Aos 12 anos, conheceu o cavaquinho, instrumento fascinante para ele, mas só aos 16, quando começou a trabalhar como office-boy, pode comprar um. Autodidata, Dikuã percebeu que poderia criar suas próprias letras e melodias. Seus principais parceiros de composição são Emerson Urso e Carlinhos Paixão. Estudou voz e estética na Universidade Livre de Música Tom Jobim (ULM), curso livre que proporcionou a Dikuã noções básicas de interpretação.

O primeiro e inesquecível show aconteceu no dia 24 de março de 2001, na Casa de Cultura de Santo Amaro. Intitulado "Aprendiz", teve repercusão muito positiva.

Participou de eventos importantes para a sua formação musical. Inicialmente, integrando-se como compositor da Comunidade Samba da Vela e logo após, por intermédio da Casa de Cultura de Santo Amaro, apresentou-se nas festas "Notas Florais", "Blue Man Fest" e "1º Femusa" (Festival de Música Popular de Santo Amaro), obtendo a 5ª colocação. Participou também das festividades do 450º Aniversário do bairro de Santo Amaro. Em março de 2002, associou-se ao "Clube dos Sambistas de São Paulo".

Suas referências musicais estão divididas em dois estandartes: "Portela" e "Mangueira", tendo como ícones Paulinho da Viola e Nelson Cavaquinho, este sendo a referência maior na linha melódica.

Finalmente, em 2006 lançou seu tão batalhado primeiro CD, "Aprendiz", produção independente, porém de altíssima qualidade técnica e musical, com participações especiais de Luiz Carlos da Vila, Délcio Carvalho e Seu Jair do Cavaquinho (Velha Guarda da Portela).

Agora em 2010 esta em fase final do seu novo disco "Pés no chão" um disco que promete muito pela qualidade de produção, canções e interpretações.

Marquinho Dikuã é hoje o melhor cantor de samba do Brasil. (Emerson Urso)


"...além de excelente músico e compositor, é ótimo intérprete. possui a magia de se fazer ouvir. Valoriza intensamente a benção que Deus lhe deu, de ser sambista"

(Wilson Sucena)

Ler mais: http://www.myspace.com/marquinhodikua#ixzz12Tw5YVJ2

2005 - Marquinho Dikuã canta Emerson Urso
http://www.divshare.com/download/12855554-21d

2006 - Aprendiz
http://www.divshare.com/download/12855608-bb2

Nenhum comentário:

Postar um comentário