Páginas

Seguidores

Radio SAMBA SP ONLINE

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

MARQUINHOS JACA

Um dos grandes malandros do samba, quando digo malandro do samba é aquele cara que sabe chegar e sabe sair. Se propõe a fazer sempre uma musica de qualidade seja em uma roda de fundo de quintal ou em um grande show pra platéias gigantes.
A sensibilidade de Marquinhos Jaca aflora em cada verso pronunciado em suas composições. Ele tem o dom de compor e de cantar. Sambista da periferia da zona norte de São Paulo tive a oportunidade de conhecê-lo em uma roda de samba na zona norte a quase 20 anos atrás, porém não tinhamos nos aproximado tanto quanto nos ultimos anos. Neste primeiro disco ele resolveu fazer Partido Alto, sim, da mais alta patente, mas não se enganem, ele compõe dentro do samba em todas as vertentes. Nesse disco ele decidiu fazer a vertente mais autêntica e arrebentou a boca do balão. No sambas de Jaca você ouvirá ecos de Moreira da Silva, Bezerra, Nei Lopes, Aniceto entre muitos outros que sao mestres do samba. O samba de São Paulo tem sim muito orgulho de ter um sambista da estirpe de Marquinho Jaca. Vou colocar logo abaixo seu release e alguns sambas do cd para o deleite de vocês. Parabens Marquinho, o numero 1 do Brasil !!!

Numero 1 do Brasil (Reinaldinho e Marquinhos Jaca)



Marcos Abrahão Gilberto, vulgo Marquinhos Jaca, vem do adonirânico Jaçanã, Zona Norte da cidade de São Paulo. Levado pelos seus pais, seu Gentil e dona Ruth, freqüentava desde pequeno a escola de samba Vai-Vai, o quilombo banto do Bixiga. Mas o samba lhe chega através das ondas de radio e dos discos que a família partilha. Suas primeiras influencias foram Bezerra da Silva, Clara Nunes e Partido em cinco. Era natural que a boa estrada do samba lhe acolhesse logo nos primeiros passos. Aos quinze anos, o primeiro cavaco e seu primeiro mestre: Josenário Mascarenhas. Pouco depois, integra o grupo Pé- de- Moleque que acompanhou artistas do samba que surgiram na década de oitenta como Zeca Pagodinho, Almir Guinéto, Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, Germano Mathias, entre outros. Sem dúvida foi uma experiência valiosa para o sambista do futuro. Seguiu-se um período dedicado aos estudos no qual se formou músico profissional. Marquinhos Jaca completou seus estudos no conservatório musical Staccato, onde se formou e começou a dar suas primeiras aulas de teoria musical e prática do cavaquinho. Como formação complementar cursou “harmonia e Improvisação de violão”, “escola moderna do cavaquinho” e “oficina de musica do conjunto de choro Galo Preto” no Centro Experimental de Música do SESC. Coroando sua formação musical, fez o curso de Teoria Musical da Ordem dos Músicos do Brasil, conquistando assim o título de músico profissional. A estrada já não tinha volta, e compor já fazia parte da arte de Marquinhos Jaca. Com o ouvido apurado, busca o refinamento. Chegam Padeirinho, Xangô da Mangueira e Aniceto do Império. Por volta de 1998 o ciclo de amor `a escola de samba do coração é coroado com a sua entrada para a ala de compositores do Vai-Vai.

Vovó Maria (Deny Alves, Reinaldinho, Wagner Almeida e Marquinhos Jaca)

Hoje, sambista maduro, Marquinhos Jaca compõe em vários estilos sem abrir mão do compromisso com a qualidade e o respeito aos grandes mestres que aprendeu a cultivar. Nem por isso o seu samba é datado ou preso a padrões criativos. É esta mensagem que procura passar através de suas composições que compartilha em comunidades como o Samba da Laje, Samba Nosso de Cada Dia (Vai-Vai) e Barra Funda Estação do Samba (Camisa verde). Cultor do bom samba, não aceita rótulos, nem limites ao seu trabalho criativo. Profundamente identificado com os valores da espontaneidade e da livre criatividade, marcas registradas do melhor partido alto, escolheu a nobre arte de versar como matéria prima do seu trabalho. O verso para ele não tem segredos, mas é pura intuição que vem `a luz no mágico instante de sua criação.
As suas rimas são verdadeiras homenagens `a riqueza da nossa língua portuguesa, e as composições, primam pela arquitetura bem desenhada e que pouco a pouco, passo a passo, rima a rima, bem no ritmo natural do partido alto, vão colorindo o quadro completo de samba. Eis aí o partido de Marquinhos Jaca.

Além de musico, interprete e compositor, Marquinhos Jaca lançou-se na carreira de produtor musical em 2005, com a produção do CD “Tobias da Vai-Vai” do artista de mesmo nome. Em 2007 produz também o CD da cantora Elizeth Rosa “Negro Luz” pela gravadora Atração, e Produziu agora seu próprio cd intitulado de “NÚMERO 1 DO BRASIL”, pelo selo KOLOMBOLO, com a distribuição TRATORE. Temos aqui um artista de mão cheia, que além de compor musicas de alta patente, monta seu próprio repertório e toma conta da produção de seus discos. Marquinhos Jaca, através de seu trabalho, fortalece as mais tradicionais raízes do samba, enaltecendo seus mestres imortais, com a honra de apresentar-se como mais um de seus herdeiros.

Generosa -(Juninho da Vila, Marquinhos Jaca e Mumu)


CONTATOS
Júlia Saragoça 96136744 Ou Nessa Ratti i:6653-5346
http://www.myspace.com/marquinhosjaca
YOUTUBE - http://www.youtube.com/watch?v=7Z9--MjaVi8

4 comentários:

  1. Grande garoto! Quem é é e ponto final. Gostei.

    Sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Ademir, é isso ai mestre, um grande abraço !!!

    ResponderExcluir
  3. Lembro de quando nos encontramos algumas semanas atrás no samba lá no Tatuapé e vc comentou sobre a idéia de montar um blog que falasse dos sambistas de SP...eu já estava prestes a te escrever cobrando isso..rsrsr

    e começou com o pé direito....Marquiho Jaca é um grande sambista...

    Parabens parceiro por mais essa contribuição ao nosso samba

    ResponderExcluir
  4. pois é meu parceiro, fico agradecido, fica com Deus e me ajuda a divulgar, grande abraço !!!!

    ResponderExcluir